terça-feira, 30 de março de 2010

PRENSAUTOS...

PROCESSO..PRENSAUTO OBJETOS VELADOS BIOGRAFIAS Duas experiências finais Escolhas

segunda-feira, 29 de março de 2010

PRENSAUTO....MAIS IMAGENS

Pés, marcas de passagem...uma pista,uma pegada,um rastro,uma impressão digital. Vestígios de nossa passagem.Objetos,biografia,dimensões veladas...sugestões de formas...Minha pegada seria uma pintura que se revela? Ou uma pintura que se releva... Claro que o número foi ao contrário, mas o êxtase com o trabalho não permitiu que eu percebesse.

domingo, 28 de março de 2010

MAIS IMAGENS...PRENSAUTO

PERCURSO...

PRENSAUTOS

Meu percurso com a experiêcnia do prensauto... Registrei o passo a passo da minha marca. Mas, o resultado final,ficou na primeira tentativa,com número invertido,na segunda somente trocado de lado mas visível,os dedos meio grudados, a as texturas dos objetos autobiográficos procurei deixá-los velados, porque num primeiro momento ficaram com os detalhes mínimos... Fiz substituições nos objetos.Havia selecionado quatro e coloquei somente dois.Achei que mudava muito a forma do pé.Experimento incrível.

CADERNO DE REGISTROS...

Vamos Tecendo e aprendendo... Registrando... FORMAS DE ESCUTAR O COTIDIANO...

CADERNO DE REGISTROS

segunda-feira, 22 de março de 2010

PRENSAUTO

Prensauto ...Expectativa para esta construção. Selecionei alguns objetos. As pulseirinhas de minhas filhas quando bebês, uma cara de lobo, minhas lembranças do trabalho com as crianças durante muito tempo no grupo escoteiro de minha cidade, um pedaço do meu terço lembrança de primeira comunhão, com cheiro de infância, e um broche que era de minhas tias, onde eu vivia muito tempo de criança que me faz também ter a certeza que tive uma infância maravilhosa...guardados...memórias...resgates.

NICHO POIÉTICO

. Nicho poiético...A palavra é lugar.É o lugar que acontece... O que é poético? Como que construo minha seleção? Foram muitos objetos. Meu exercício inicial foi “me auto-retratar “com estes objetos. Minha auto-biografia.Difícil tarefa, muitas coisas.Segunda etapa,deixar para a caixa somente o imprescindível.E finalmente selecionar os imprescindíveis.Sou uma catadora...de coisas,de muitas coisas, mas cada uma tem sua história,um grande mosaico...Na caixa tem:Caixa de música antiguíssima que foi de minha avó,alguns diários de meu grupo de estudo de arte educação,Frida Khalo,meu ídolo,Arthur Bispo do Rosário num marca páginas, as pedrinhas de cinco Maria que lembram minha infância,meu São Francisco de Assis (que venho de Assis lá da Itália),uma fita cassete com hino do Jamboree escoteiro,um colar do primeiro fórum social mundial, um outro mundo é possível,pulseiras dos bebês minhas filhas ,um pedaço de um terço que ganhei na minha primeira comunhão, um grafite de estimação,broches que foram de minhas tias ....pincel,espátula..
Faltou ainda, uma pedra que ganhei de um aluno, o mapa dos museus em Porto Alegre, um pin da escola Medianeira, fotos... uma cara de lobo... Prensauto ...Expectativa para esta construção.

DESAFIOS-PROCESSO E LINGUAGENS TRIDIMENSIONAIS

Caderno e Registros... Uma escrita sucinta escuta.Nos faz demorar mais nos olhares.Nos coloca mais atentos ao cotidiano.Este exercício de escuta promove um maior "deleite", uma atenção mais intensa em fatos e atos que poderiam ser despercebidos em outras situações.Esta dedicação ao entorno nos faz mais reflexivos...Tenho um percurso da escrita de si, com outras parcerias do meu grupo de estudo.Diários individuais e coletivos.Lembro Frida Khalo e a intensidade de seu diário,de Cecília Assis Brasil, de Anne Frank e outras mais...Vai ser uma bela aventura...este visível através de nossos registros...Idéia importante, uma curadoria de escolhas,um portfólio explícito e constante.Serão memória viva.
Se lembramos de Jorge Larrosa,"A experiência é o que nos passa,o que nos acontece, o que nos toca," muitas passam a cada dia... Durante a escrita existe uma relação conosco e com as coisas vistas,ouvidas,vividas,existe uma relação de troca mútua,quando se escreve estamos repensando o que acabou de ser pensado.Tudo torna-se relevante... Este caderno de registro é um convite para espiar além da superfície. Uma situação de contemplação e de demora, uma situação onde nossos olhos são convidados com o corpo todo a demorar... este trabalho nos levará a fazer com que o olho demore mais , e sinta mais e possa fruir mais...e escrever

QUEM SOU EU?

Sou Neusa Vinhas... professora , estudante,mãe,amante....(rimou)...Moro no interior do RS,invejo muitas vezes quem vive mais próximo de Porto Alegre.Minha formação é de Artes Práticas e, há bastante tempo estudo artes e suas linguagens, expressões e possibilidades...agora artes visuais.Vivo a dicotomia da escola pública e da rede privada.Práticas reflexivas,pesquisas,estudos...angústias.Temos um grupo de estudos de arte educação desde 2000, o que nos mantém vivas,ressonantes e ativas.Um grupo formado de afetos,estudos e discussões...brechas da escola e de nossa prática..Para onde vou? Não sei vou caminhando e a cada dia olhando... e descobrindo...e olhando e olhando...Esta disciplina sustenta encantamento e experiência...

2010-Reiniciando o semestre...

SONHO...
Um dia os homens acordaram e
estava tudo diferente
das armas atômicas, nem sinal havia
e, todos falavam a mesma língua
falavam poesia.
Quem visse a Terr do alto
nem reconheceria
eram campos e campos de trigo
e corações de puro mel.
E foi uma felicidade tamanha
nos jornais nem um só crime
que contando ninguém acreditaria.
Roseana Murray
2010 recomeçando e sonhando...