sexta-feira, 20 de maio de 2011

► A área de artes visuais nos PCN EF séries finais/ ►

Vejo os PCN'S , afinal fazem 10 anos que surgiram,como capazes de aprofundar as discussões direcionadas a área de arte, que muitas vezes encontra-se omissa.Conheço um pouquinho das autorias , das professoras que ajudaram a elaboração e são grandes profissionais,portanto, prefiro acreditar que o o princípio que nos colocam seria justamente um novo olhar para as artes.E, então estes referenciais não nos impedem de elaborações menores, mais aproximadas de nossa realidade.Há muitos estados que possuem propostas curriculares diferenciadas e amparadas nestes referenciais nacionais.Vejo a minha realidade , sendo professora de artes "emprestada" durante 17 anos, sem uma formação específica, construída através de estudo, pesquisa, cursos e muita reflexão.Aprende-se com a prática, mas necessitamos de referenciais.Vejo os PCN'S passíveis de contrastes, mas muito úteis, no meu caso.

     Segundo o Boletim Arte na Escola, nº 50, em pesquisa informal no Rio Grande do Sul, os professores de arte, nas artes visuais usam o documento como referência, especialmente para exercitar a crítica e que não funcionaria como "receituário".

Ana Mae Barbosa aponta (1991, p.6) que:
(...) “precisamos continuar a luta política e conceitual para conseguir que a arte não seja apenas exigida, mas também definida como uma matéria, uma disciplina igual às outras no currículo. Como a matemática, a história e as ciências, a arte tem um domínio, uma linguagem e uma história. Se constitui, portanto, num campo de estudos específico e não apensa mera atividade".

    -Considerando os PCN’S como consta no documento, “visando à necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras, respeitando as diversidades regionais”, torna-se importantíssimo nosso estudo e compreensão de sua proposta. Vejo realmente como apoio para nossos planos de estudos nas particularidades que cada escola vive.O projeto educativo de cada realidade pode apoiar-se nos PCN’S quando constrói seu percurso.Particularmente, em minha prática muitas vezes necessitei de pesquisa e entendimento deste documento.

     A estrutura do documento procurou “fundamentar, evidenciar e expor princípios e orientações para os professores, referindo-se à aprendizagem e à compreensão da arte como manifestação humana”. Nestas primeiras páginas temos uma relação dos objetivos gerais da área e depois os objetivos específicos de cada linguagem:Dança,Música,Teatro e Artes Visuais.A área de artes caracterizada como espaço de reflexão e diálogo,, nas dimensões de criação e apreciação.

     Talvez a proposta dos objetivos possa ser “pretensiosa”, ou utópica, porque uma grande maioria de escola não possuem profissionais com formação nas linguagens específicas, e nossos alunos não serão capazes como gostaríamos. Na realidade de minha escola da rede privada temos um professor de artes visuais, de música, de dança e de teatro, então trabalhamos separados, mas juntos no projeto de aprendizagem, mas na rede pública temos apenas um professor que acaba priorizando a sua área de formação.


       Aprender e ensinar arte...   A primeira parte, ou os ciclos anteriores, são fundamentais para nossa organização no nível de conteúdo, habilidades e competências enfim, nos importa todas as questões anteriores. Os conhecimentos adquiridos, suas experiências, seu vocabulário estético construído,as linguagens e as situações de aprendizagem que desenvolveram se torna imprescindível para esta nova etapa de planejamento nas séries finais.Muitas situações percebemos que não há um profissional com formação na áreas de artes, e portanto as questões das artes são tratadas de forma equivocada ou sem nenhuma referência.
     Os elementos presentes nos PCN’S podem ajudar a tarefa do professor no planejamento, quando nos aponta uma referencial básica nos conteúdos , objetivos e avaliação de cada linguagem da arte. Este documento nos oferece uma referência e, portanto a construção das aprendizagens poderão ser amparadas nestes elementos.
      Uso os PCN’S, quando construo meus planos de estudo nas mais diversas séries. Estes planos serão minha “direção” durante o ano ou tempo a que se propõe e a sala de aula é conseqüência, nos seus projetos desta dinâmica do que espero que meu aluno o aprenda. E quais as estratégias poderão auxiliar nesta proposta. Como vou avaliar e como pensar este processo de significação.Difícil.





















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