sexta-feira, 20 de maio de 2011

Arte e Inclusão

A minha alma tá armada e apontada

Para cara do sossego!

Pois paz sem voz, paz sem voz

Não é paz, é medo!



As vezes eu falo com a vida,

As vezes é ela quem diz:



"Qual a paz que eu não quero conservar,

Prá tentar ser feliz?"



As grades do condomínio

São prá trazer proteção

Mas também trazem a dúvida

Se é você que tá nessa prisão



Me abrace e me dê um beijo,

Faça um filho comigo!

Mas não me deixe sentar na poltrona

No dia de domingo, domingo!



Procurando novas drogas de aluguel

Neste vídeo coagido...

É pela paz que eu não quero seguir admitindo



É pela paz que eu não quero seguir

É pela paz que eu não quero seguir

É pela paz que eu não quero seguir admitindo


Elaboramos projetos com objetivo da diversidade...e na nossa prática ?Consideramos a "ecologia" das diferenças?

A escola como espaço sociocultural, prevê o aluno trabalhador da EJA? O aluno gordo que não poderá exercitar-se da mesma maneira?
O menino da área rural?
As questões referentes a linguagem, ou modo de falar?
E os que aprendem rapidamente e o mais lentos?
E os referenciais de gênero? Mais fortes são homens e as meninas mais fracas?
Enfim, acredito muito em propostas direcionadas às diversidades, mas penso ainda que nossa concepção, nossas crenças, podem permear nosso trabalho como professor diariamente.
O estereótipo nos assombra constantemente.
Um bom exemplo são as ambiências de salas de aula na educação infantil,objeto de pesqusas de um grupo de estudos que eu fazia parte:
Paredes "decoradas" pela professora com uma proposta discriminatória.Vimos muitas salas com crianças negras alunas , por exemplo, e nas paredes e murais nenhum referencial nos desenhos e "modelos".Cartazes de ajudante do dia, aniversários, ilustrações etc , com meninos e e meninas loiras e rosadas.
Concepção...Entrelinhas...
E os personagens de alguns livros da literatura infantil
Quem são os heróis?
Somos protagonistas e agentes de mediação neste meio midiático,com muitas imagens e estereótipos...

Um relato....
Meu relato com certeza, torna-se singelo com todas idéias que vemos.Procuramos ao longo de nosso trabalho compartilhar ações que oportunizem desonstrução de preconceitos.Uma turma de 4ºano, após algumas pesquisas das mais diversas formas, contações de histórias,estudos sobre a raça negra e nossa identidade nacional montamos um projeto chamado:" Re Vendo as histórias".Tratava-se da transformação de histórias e contos onde os protagonistas não eram negros em novas versões.Escrevemos as histórias, ilustramos e alguns livros que foram doados para nossa biblioteca.Durante o processo e , aproveitando as imagens e as possibilidades da mídia que dispomos na escola, estudamos os estereótipos como modelos de "valorização".Existem príncipes negros?Usam óculos? e as princesas de um grande número de histórias? Quem são os personagens negros das histórias infantis? Bons amigos? Ajudantes? E na atualidade, nas novelas, propagandas...?E as tintas ou lápis "cor de pele", existem?E, na história de nossa cidade, há algum herói negro? E as piadas de extrema ironia?Enfim o processo foi mais encantador que o resultado final de nosso projeto.Identificamos artistas negros na história da arte,especialmente no Brasil.Realizamos uma tarde de autógrafos com, nossas produções. com algumas guloseimas "afros",cenários com obras que "lembravam" artistas negros e uma pequena seleção musical, inclusive de alunos locais.







Nenhum comentário:

Postar um comentário