sexta-feira, 20 de maio de 2011

Educar para a Compreensão da Arte 2

Fernando Hernandez...

A Pesquisa sobre a compreensão: A interpretação como chave da educação escolar- Uma questão determinante para nossa prática trata de como concebemos a construção do conhecimento. Como nossos alunos aprendem e como ensinamos, são as questões mais relevantes num currículo,numa situação de aprendizagem, na nossa prática , em qualquer área de estudo.Dependemos de um contexto dinâmico,uma “base cultural” como nos fala Fernando Hernandez. As aprendizagens acontecem na interação do sujeito com o objeto (construtivismo). A produção de significados é construída em função do contexto, de acordo com a necessidade de interpretação da realidade.Ainda pensando as reflexões de Hernandez, “só vemos o que o mundo nos permite conhecer”podemos pensar que a exploração deste mundo, sua história e circunstâncias,culturas,fenômenos sociais,contextos ,repercute em nossas formas de compreender e interpretar os fenômenos sociais.Nos reportamos ao construtivismo crítico como proposta educativa, como parte central do currículo, sendo portanto o ensino da interpretação, o ensino das leituras, de investigar os fenômenos proporcionam aos alunos uma construção crítica, um olhar amplo, detalhado que foge dos modelos determinantes e limitados.Abrem-se possibilidades, outros caminhos, a proposta contempla a des construção , oferece espaço para discussão,para o protagonismo na significação.Necessitamos compreender a conduta estética para oportunizarmos processos interpretativos com nossos estudantes .

Um estudo com Piaget e os estágios, a re estruturação do pensamento, as inteligências múltiplas com Gardner, as habilidades e competências de nosso tempo, a evolução da cognição, as condutas inteligentes que cada cultura adquire são entre tantos outros, estudos que devem permear nossa prática.

O conhecimento estético, a função dos diferentes agentes que interferem no processo artístico e suas relações com a construção do conhecimento são passíveis de nossa reflexão e pesquisa, especialmente na cultura visual. Pesquisas de Gardner e outros teóricos que estudaram a capacidade de produzir e utilizar símbolos, o conhecimento artístico” é uma atividade da mente que implica a utilização e a transformação de vários tipos de símbolos e de sistemas de símbolos.A percepção artística estaria relacionada com a decodificação e leitura de símbolos de uma cultura., não como mero detectar de elementos formais.”

Parsons nos propõe a possibilidade de diferentes leitores utilizarem pensamentos de diferentes estágios de desenvolvimento estético, com elaboração de interpretações de maior ou menor complexidade.

São estudos que poderão ir aos poucos oportunizando nossa compreensão da arte e consecutivamente uma mediação que entende a obra como um discurso, passível não só de percepção mas de interpretação.Os significados que este "discurso" nos propõe deverã ser objeto de nossas aulas.A compreeensão da arte, do objeto artístico necessita de interpretação.Somente interpretamos quando nos sentimos provocados, "interpelados", envolvidos com a obra.É uma atitude de investigação , de decifrar, de reconhecimento , instalar diálogo com a obra.Uma situação de aprendizagem, portanto, deverá estar amparada nesta "provocação",um passado, um futuro, as conexões atentas à cultura e suas produções...





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