sexta-feira, 20 de maio de 2011

A leitura estética na escola

Níveis de compreensão estética de alunos do Ensino Médio

Baseado em pesquisas com estudantes de ensino básico no Brasil existem três tipos de pensamento estético. Conjuntos de idéias formam argumentos comuns que podem constituir determinado nível de compreensão estética ,idéias que os alunos usam para as interpretações ou julgamentos de imagens.

O Nível I- a interpretação é guiada pela busca do concreto, do real, do que está fisicamente representado na imagem. O “leitor busca a representação do próprio mundo”. Estas idéias seriam das crianças da educação infantil e anos iniciais que possuem o pensamento concreto, mas alguns adultos podem conservar estas características de compreensão.A interpretação pode ser feita através de uma narrativa do que o leitor está vendo.Neste conjunto de idéias não há possibilidades de conceber a intenção do artista, a atribuição de sentido é construída à partir do que é visível somente.

O julgamento no nível I é construído pela idéia do mundo físico e concreto, e o olhar estético e moral se confundem. O artista estaria fazendo uma cópia da realidade então a representação de algo ruim ou imoral torna-se feio e representações de coisas boas seriam bonitas. As cores também determinam se a imagem é boa ou ruim, cores escuras seriam tristes e, portanto a imagem é ruim. Temas do mundo real como crianças em abandono, por exemplo, seriam imagens feias, porque mostra coisas ruins.A habilidade do artista também seria uma bela imagem, pois o “artista pinta bem”,e a utilidade da imagem,se pode indicar algo útil,ou o realismo da obra , são critérios que este conjunto de idéias do nível utiliza.

Nível II - a interpretação feita considerando o conjunto de idéias deste nível concebe a imagem ainda construída como cópia do mundo concreto, mas também inclui o abstrato, o mundo interior do artista, onde o estado de espírito do produtor interfere na obra. Uma pintura seria triste se o artista estivesse triste, e se estiver alegre sua pintura seria bonita e alegre.Estas interpretações estão mais desenvolvidas do ponto de vista da compreensão estética, pois considera a subjetividade do artista mas ainda é realista, pois acredita que os sentimentos do artista são transferidos para a sua obra.

O julgamento no nível II ainda é feito com a mistura nos âmbitos da estética e da moral. A temática e suas qualidades são julgadas:a imagem é ruim se o tema é triste, e a imagem é bela se o tema é bom, e a obra seria o resultado dos sentimentos do artista no momento que produz.O pensamento deste nível também julga as cores e as habilidades do artista, determinando uma imagem boa se foi “bem pintada”, ou uma obra ruim se as cores são tristes. As idéias construídas neste nível II apresentam transformações relacionadas ao realismo anterior, do concreto do mundo, pois agora compreende a obra como o sentimento do artista.

Nível III- neste conjunto de idéias está o pensamento mais “sofisticado e abrangente” dos alunos. A interpretação coloca-se além das coisas concretas representadas na obra.As idéias que antes vinham do mundo concreto ou dos sentimentos do artista, agora são construídas das subjetividades do artista e do leitor desta imagem.Num primeiro momento a obra seria o resultado da intenção subjetiva do artista, o que ele quis dizer com a sua produção, e depois a construção de significados passa pela reflexão do leitor.A leitura é construída pela interação da intencionalidade do artista e as hipóteses e suposições do leitor, com suas subjetividades.Há também a compreensão de que as leituras ou interpretações podem ser diferentes, e portanto o leitor faz parte também do processo de interpretação da imagem.O pensamento relevante neste nível de interpretação trata da obra como um significado construído do mundo do artista e também do nosso mundo .


O julgamento no nível III é construído pela subjetividade da obra, onde os elementos do mundo concreto são abandonados e a obra agora vincula mensagens, idéias que provocam reflexões e torna-se expressiva. A atribuição de sentidos das imagens é construída pelo pensamento abstrato e principalmente pela “familiaridade com a leitura e discussão estética”.


Podemos perceber em algumas situações, alunos que se utilizam de idéias de níveis diferentes em uma mesma leitura. Esta estrutura de níveis, então, não é determinante nem linear, mas através de comparações e análises podemos nos aproximar das características mais evidentes do conjunto de idéias de um ou outro nível da compreensão estética.




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