terça-feira, 24 de maio de 2011

Reflexão - Encerrando a disciplina ou começando?

Um estudo não encerra...é sempre um começo....provocações...
Pensamento estético e  processos educativos...

       Um processo de síntese, sempre exige recortes. Quando buscamos num momento resgatar aprendizagens, nos vemos selecionando.As propostas de aprendizagens nas diversas situações nos estimularam à leituras,nos provocaram interferências, nos oportunizaram pesquisas,e nos colocaram diante de situações práticas reais com a pesquisa empírica.Muitas situações de aprendizagens que em algumas situações, talvez não pudemos fruir da forma ideal.Um estudo concomitante com nossa profissão de muitas horas nas escolas torna-se um grande desafio.Porém compreendemos as propostas e as leituras ao longo do tempo serão “degustadas” com o tempo que merecem.Excelentes referenciais teóricos oferecidos pela disciplina e colocadas a disposição de uma forma dinâmica muito boa.Sugestões de leituras e intervenções também muito positivas.Pensamos a compreensão como processo,e certamente construímos conhecimentos, na dinâmica da disciplina, nas intervenções com professores e tutores e importante “convivência” virtual com nossos colegas.As dúvidas, as incertezas e as intensas discussões que fazemos com alguns colegas, instalam em nós uma ressonância muito importante para nosso trabalho e estudo.Percebemos a interação nesta rede de pesquisa e muita troca.A disciplina nos oportunizou grandes situações de aprendizagem.
      Considerando a parte de "conteúdos", nosso entendimento se coloca na importância de pesnarmos estratégias que possam auxiliar nossos alunos na compreensão estética.Se a leitura se processa no diálogo do leitor com a imagem,a produção de sentido se faz nesta interação, podemos mediar este processo com estratégias que provoquem evolução nas idéias, tornando nossos alunos , leitores com pensamentos mais elaborados e mais críticos .O desenvolvimento do vocabulário imagético e a compreensão estética são fundamentos de nossas aulas de arte.









Nenhum comentário:

Postar um comentário