sexta-feira, 20 de maio de 2011

Situação de Aprendizagem

 


Colóquio –Anton Walter Smetak – 1969 – Instrumento musical de percussão - Escultura em ferro, barro, cordas, e vergalhão.

A proposta das aulas de artes é dinamizada na forma de projetos que partem de uma situação problema/tema. Talvez com esta imagem o projeto teria título ligado à formas, as diferentes maneiras de ser e expressar-se, a exploração de materiais, de técnicas e possibilidades.Teria conexões importantes com a contemporaneidade, com as diferentes linguagens da arte, com a importância da pesquisa em arte.As nossas estratégias deveriam concentrar-se em favorecer investigações. Teríamos que perspassar os diferentes estilos e linguagens da arte, instigando os alunos a também buscarem sua poética pessoal. Nosso percurso de estratégias , considerando a obra, o contexto e a biografia do artista além de suas afirmações como “sou um desconstrutor contemporâneo” deverão proporcionar situações que os alunos percebam que a desconstrução é uma processo construtivo.Para que possamos elaborar um conceito,um nova idéia, outros deverão ser desconstruídos e assim sucessivamente.As rupturas, as experiências e o processo são importantes leituras e aprendizado na arte, com a construção do conhecimento e na vida.
 A leitura da imagem inicial deverá propor questões relacionadas ao que é arte. Tudo é arte? O que define o que é arte?E o que a arte contemporânea propõe. Penso em alunos do ensino médio. Do que trata a imagem de uma escultura? De um instrumento musical? De um cenário? Os alunos poderão elaborar questionamentos sobre os diferentes códigos culturais da arte. A imagem trata de escultura? De música? De artefato?
-Pesquisa da música e dos sons de Smetak nos vídeos do You Tube,seleção e audição conjunta.
-Leitura de outras obras do mesmo artista, para comparações sobre materiais e técnicas, nos mais diversos projetos e formas de apresentação .A intenção de fazer com que os alunos percebam possibilidades construtivas, que possam observas na obra deste artista a reunião de elementos, idéias e conceitos relativos à visualidade, ao movimento e ao ritmo.
-Conexões com obras de outros artistas,como Krajcberg,seguindo o viés dos materiais naturais utilizados,através de pesquisa e leituras.
-Construção de uma escultura com natureza morta, buscando uma “conversa” com a poética pessoal e a obra de Frans Krajcberg.
-Pintura de uma cena de “conversa” como a obra sugere, utilizando as texturas visuais
-Inspirado na obra inicial –Colóquio de Smetak, escrever e interpretar um diálogo sobre o modo de vida presente, do passado ou futuro
-Conexão com o Dadaísmo,destruição também é criação, as obras ,contextos e artistas.
-Socialização da biografia do artista, apontando os artistas e as três linguagens de sua obra.O uso do irracional,a crença de que cada um poderia fabricar seu instrumento musical aproveitando tudo que a natureza oferece.O seu estudo com instrumentos primitivos e a qualificação que esta pesquisa dá par sua arte.A sua compulsiva criação.A influência que seu trabalho tem até hoje com vários artistas, instigando a criação de obras que desafiam os limites da forma, do som, das cores e dos sentidos.O uso da integração da imagem,som em obras conhecidas como plástica sonora.Sua criação nos cenários de teatro e produção de peças, algumas nunca encenadas.Enfim um artista de três linguagens.
-Criação de uma escultura explorando possibilidades sonoras dos materiais.

Possíveis diálogos com algumas obras e Frans Krajcberg



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