sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sugestão de Livros


Sugestão de Livros - Leitura de Imagens

Esta coleção de Livros apresenta várias sugestões para ler imagens.Sugerem uma abordagem da imagem por etapas: olhar, perceber.descrever,analisar,relacionar, interpretar,amplificar, pesquisar em outras fontes de imagens (no jornal, na internet, na TV, na publicidade...) produzir imagens (tangíveis e/ou inatingíveis).

Faz uma abordagem com temas diferentes, com etapas detalhadas,propõe leituras de imagens em outras áreas de estudo,reflete sobre cognição e imaginação.No material anexo ainda pressupõe adequações da educação infantil ao ensino médio.

Uma referência importante para nossa análise reflexão na leitura de imagens como oportunizar estratégias em nosso cotidiano e desenvolver as idéias de nossos alunos na compreensão estética.

COLEÇÃO ARTE NA ESCOLA - O LEITOR DE IMAGENS Anamelia Bueno Buoro Beth Kok Eliana Aloia Atihé Uma conversa sobre a arte e a vida, porque é da vida que a arte sempre fala A Coleção Arte na Escola - O Leitor de Imagens é um projeto do Instituto Arte na Escola e da Companhia Editora Nacional e tem como objetivo estimular a leitura de imagens da arte produzida no Brasil. Em cada livro da coleção, que terá doze volumes, o diálogo criativo entre três obras de arte é o ponto de partida para percursos de leitura e interpretação que instigam o olhar do leitor e o despertam para observar e compreender as múltiplas imagens que estão ao seu redor. Fugindo da abordagem convencional, a coleção mostra jeitos diferentes de pensar e de fazer arte, propondo sentir, imaginar e agir. Os três primeiros títulos são: AGORA EU ERA, que fala sobre experiências da infância, por meio de imagens criadas por Alfredo Volpi, Iberê Camargo e Miguel Rio Branco. O OUTRO LADO DA MOEDA discute o dinheiro e outros valores importantes do cotidiano, a partir de obras de Cildo Meireles, Jac Leirner e Rubem Grilo. DE TODOS UM POUCO aborda aspectos da formação étnica brasileira, transformados em imagens por Lasar Segall, Alfredo Andersen e Mario Cravo Neto. A seleção dos temas e obras que integram a Coleção Arte na Escola é do curador Paulo Herkenhoff, feita inicialmente para o arte br, material pedagógico de apoio ao professor de artes distribuído pelo Instituto e que deu origem a esta Coleção. As obras selecionadas são de importantes artistas brasileiros do século XX, todas encontradas em museus espalhados pelo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário